
BOLETIM SETEMBRO/2025
BANDEIRA VERMELHA 2Devido às condições dos reservatórios das hidrelétricas, a ANEEL decidiu manter para o mês de setembro a bandeira tarifária vermelha, patamar 2. Com isto, o adicional cobrado dos consumidores no mercado cativo permanecerá em R$ 7,87 (mais impostos) para cada 100 kWh consumidos.
MAIOR HIDRELÉTRICA
Com cinco barragens no rio Yarlung Tsangpo, no Tibete, a China deu início ao maior projeto hidrelétrico do mundo. A construção deve impulsionar até o final da década de 2030, setores como cimento, aço e máquinas. No entanto, o empreendimento deverá gerar tensões com Índia e Bangladesh, países pelos quais o rio também passa.
BATERIA NA DISTRIBUIÇÃO
No município de Palmital, no Centro-Sul do Paraná, a COPEL instalou uma bateria móvel com potência de 1.000 kW e capacidade de armazenamento superior a 1 MWh. Sua função básica é a de reforçar o sistema na região e principalmente de estabilizar a tensão.
ENERGIA SOLAR
A energia solar alcançou 60 GW de potência instalada no Brasil, impulsionada principalmente por pequenos e médios sistemas de geração distribuída, os quais respondem por 70 % do total. Apesar do avanço, o setor enfrenta entraves nas usinas de porte maior, como cortes de geração (curtailment) por limitações na rede elétrica e dificuldades de conexão, especialmente em regiões com infraestrutura deficiente.
RORAIMA
Encontra-se em fase final de implantação a linha de transmissão em 500 kV que integrará Roraima ao Sistema Integrado Nacional (SIN). O empreendimento compreende 724 km de linhas de transmissão e 3 subestações.
MERCADO LIVRE
No primeiro semestre de 2025 foram registradas quase 14 mil novas migrações de consumidores para o mercado livre de energia. O resultado representa um crescimento de 26 % em relação ao mesmo período de 2024.