BOLETIM DEZEMBRO/2025
BANDEIRA AMARELAA previsão de aumento gradual da afluência nos reservatórios das principais hidrelétricas indica que a geração hidráulica aumentará durante o período úmido, permitindo que a ANEEL adote para o mês de dezembro a bandeira amarela. Com isto a tarifa extra será reduzida de R$ 4,46 para R$ 1,885 a cada 100 kWh (mais impostos).
NOVO MARCO REGULATÓRIO
Foi publicada a nova lei que regulamenta o setor elétrico, onde merece destaque a abertura total do mercado de energia. O cronograma para implantação em consumidores de baixa tensão define o prazo de novembro de 2027 para os setores industrial e comercial, e novembro de 2028 para o setor residencial.
CORREDOR VERDE
Com a meta de viabilizar mil viagens diárias de caminhões elétricos até 2030, o Brasil pretende implantar o primeiro corredor verde para caminhões elétricos da América Latina, ligando o Rio de Janeiro a São Paulo pela Via Dutra.
TARIFA BRANCA
A ANEEL estuda a implantação gradual da Tarifa Branca para consumidores de baixa tensão com consumo superior a 1.000 kWh/mês. Esta modalidade tarifária visa induzir o deslocamento do consumo por meio de tarifas diferentes para os horários de ponta, intermediário e fora de ponta.
EÓLICA OFFSHORE
Um projeto piloto no Rio de Janeiro, em uma parceria da Petrobras com o Porto do Açu, prevê a instalação de uma turbina eólica a 20 quilômetros da costa, com início de operação programado para ocorrer em 2029.
NOVOS RECORDES
O Operador Nacional do Sistema Elétrico divulgou que a geração a partir da fonte eólica alcançou novo recorde instantâneo com 25.065 MW, representando 36,9% da demanda do Sistema Interligado Nacional naquele momento. Já a fonte fotovoltaica registrou o novo recorde de 39.090 MW equivalente a 48% da demanda do Sistema Interligado Nacional em termos instantâneos.
