
BOLETIM MARÇO/2025
NOVO RECORDEDevido à forte onda de calor, o sistema elétrico brasileiro apresentou em fevereiro uma série de sucessivos recordes de demanda, culminando com 105.475 MW atingidos no dia 24/02. Apesar da elevada carga, o sistema operou normalmente.
MINI E MICRO GERAÇÃO
O Brasil conta com 3,28 milhões de sistemas de Mini e Microgeração Distribuída (MMGD), totalizando 36,90 GW de potência instalada. Os consumidores residenciais são os responsáveis pela maior parte das instalações. Somente em janeiro, cerca de 65 mil consumidores brasileiros instalaram sistemas, adicionando mais 725 MW de potência ao sistema.
JAPÃO
O Japão anunciou novas metas ambiciosas de descarbonização, visando reduzir as emissões de gases de efeito estufa.
O plano prevê um aumento significativo no uso de fontes renováveis, e a reintegração da energia nuclear na matriz energética, com a meta de representar 20% da produção em 2040.
ENERGIA SOLAR
A geração de energia solar no Brasil atingiu a marca de 53 gigawatts (GW) de potência instalada operacional. No entanto, o setor enfrenta grandes desafios, incluindo o aumento do imposto de importação, cortes de geração renovável, sem o devido ressarcimento aos empreendedores e também obstáculos na conexão de novos sistemas.
SANTO ANTÔNIO
Em fevereiro, a hidrelétrica Santo Antônio, no rio Madeira (RO), atingiu novo recorde de geração instantânea, atingindo 3.564 MW, valor quase igual à sua potência máxima (3.568 MW).
ELETROPOSTOS
A Eletrobras fechou uma parceria com a Estapar para a instalação de postos de recarga de veículos elétricos em estacionamentos de São Paulo e do Rio de Janeiro.
O Carrefour inaugurou seu primeiro ponto de recarga de veículos elétricos no posto de um shopping em Barueri (SP).